30 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007

O Blog faz uma retrospectiva dos acontecimentos mais importantes das escolas Lourdes Mota e Sebastião Gomes - Melancias.

Passeio
Hoje (22/12) foi realizado o passeio da Escola Lourdes Mota para o Olho d'Água do Milho. Participaram os alunos Feras da Matemática (Matutino e Vespertino), Feras de Português (Vespertino), Equipe vencedora da Gincana de Leitura (Matutino e vespertino), Alunos do 9º (Matutino e Vespertino) e também o aluno Raimundo Jovino (Representante da escola no soletrando) e pedi desculpa por ter esquecido de convidá-lo e as vezes lembrar na hora fica constragedor, mas valeu garota.Participaram também o professor - João Dehon e as professoras - Antonia Íris, Maria Inês e Rokatia Kleânia. Diante mão agradecer a Ribamar e Joelina (Diretor e Vice), a secretária Salete Nogueira por ter cedido o ônibus e também ao motorista Nêgo.

Aula da Saudade

No dia 14/12 foi realizada a aula da saudade do 3º, onde relembramos bons e ruins momentos e também um momento de reflexão, brincadeiras e acima de tudo a despedida de sala, mas não da vida. Claro que continuaremos incentivando para que continuem estudando e vença na vida com dignidade e respeito.


Premiação II
Na quinta (13/12/2007) foi realizada a premiação do "Fera da Matemática" da Escola Sebastião Gomes de Oliveira (Melancias) com a participação da direção, professores, pessoal da limpeza, alunos e Pais. Foi um momento de mostrar o trabalho da escola. Além da premiação do Fera, foram premiadas as equipes vencedoras da gincana da escola (1º e 2º lugares), também foi premiado o melhor aluno geal do ensino fundamental (Francisco Rafael 9º U) e do ensino médio (Anânkia Ricarte 3º).

Premiação I
Hoje (12/12) foi realizada a premiação do "Fera da Matemática" do turno matutino da Escola Lourdes Mota, com a participação da direção, professores, pessoal da limpeza, alunos, Pais e a Secretária de Educação. Foi um momento de mostrar o trabalho da escola com que além da escolha do Fera, tem a Gincana de Leitura, Gincana do turno e o melhor aluno do turno (Ana Paula da Costa - 9º), o professor Laércio fez a entrega dos certificados dos alunos que se destacaram na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).

Gincana Lourdes Mota
No dia 10/12 foi realizada a etapa final da gincana da escola Lourdes Mota do turno matutino, com uma disputa entre as equipes "Tapajós" e "Tupinambá". Sendo a equipe vencedora (Tapajós) com uma diferença de 10 pontos. Foram realizadas 4 etapas contribuindo para o desempenho dos alunos dentro de sala, isto é muito importante. Abaixo está a classificação geral.
Tapajós (Cor preta - 7º A) = 443
Tupinambá (Cor vermelha - 8º A) = 433
Caiapós (Cor verde - 9º A) = 348
Tapuias (Cor amarela - 7º B) = 236
Tupi-Guarani (Cor branca - 6º B) = 229
Yanomamis (Cor azul - 6º A) = 201

Aprovados UFRN
A UFRN divulgou o resultado da 1ª fase do vestibular 2008 e o blog parabeniza aos alunos que com determinação conseguiram subir um degrau, lembrando que ainda falta a 2ª fase. Anânkia de Oliveira Ricarte - Fisioterapia (F) (MT) /(Escola Sebastião Gomes - Melancias), Antonia Elissandra Freire de Souza - Psicologia (F) (MT) /(Escola Sebastião Gomes - Melancias), Reginaldo Erisson Menezes de Carvalho - Engenharia Mecânica (F) (MTN) /(ex-aluno da Escola Sebastião Gomes - Melancias), Herison Franklin Viana de Oliveira -Medicina (F) (MTN) / (meu ex-aluno do Pequeno Príncipe) e Leandro Vinicius Fernandes de Morais - Farmácia (F) (MT) /(meu ex-aluno do Pequeno Príncipe)
Parabéns também ao grande Vimael Jefferson de Oliveira Holanda - Engenharia Química (F) (MTN)

Amostra Cultural



A escola Lourdes Mota realizou nos dias 6 e 7 de dezembro a primeira Amostra Cultural, dando um grande passo para o desenvolvimento dos alunos.




Gincana Melancias
Domingo (02/12/2007) Foi realizada a última etapa da gincana de Melancias, na casa do pai da professora Cleciana. Foi um dia de lazer e diversão para todos e também uma disputa acirrada entre a equipe IPÊ (2º ano) e FIGUEIRA (3º ano), tendo uma peuqena diferença a favor da equipe IPÊ;Vamos a classificação final:

1º lugar: Ipê - 2º ano = 112 + 77 = 189
2º lugar: Figueira - 3º ano = 97 + 87 = 184
3º lugar: Limoeiro - 1º ano = 102 + 54 = 156
4º lugar: Jurema - 9º ano = 74 + 79 = 153
5º lugar: Juazeiro - 7º ano = 79 + 62 = 141
6º lugar: Bananeira - 6º ano = 65 + 67 = 132
7º lugar: Pau-Brasil - 8º ano = 49 + 56 = 105


Parabéns
Parabéns aos alunos aprovados no procefet 2008, que com determinação e força de vontade superaram todos os obstáculos e conseguiram vencer. Aos nossos alunos da Escola Lourdes Mota que são: TIAGO WERNNY DA SILVA MARINHO (EDIFICAÇÕES-M); ANA PAULA DA COSTA GOMES (MECÂNICA-V) e MAXIMILIANO DE LIMA GAMA (MECÂNICA-V) e também a RENATA EVELLYN DA COSTA TÔRRES (INFORMÁTICA-V) e que já foi nossa aluna.Parabéns FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA MARINHO (Lourdes Mota), que foi aprovado em 1º lugar para seleção de bolsistas do CNSC 2008.











Soletrando
Parabéns ao aluno Raimundo Jovino Neto (8º ano) da Escola Lourdes Mota que obteve bom desempenho em Natal na etapa estadual do Soletrando 2008. Infelizmente foi desclassificado na palavra "Exalante", mas teve uma boa colocação, ficando entre os seis primeiros colocados do Rio grande do Norte. Esperamos que no próximo ano tenha mais alunos de Apodi e que possamos ter um boa representação do estado no Caldeirão.Raimundo Jovino é um aluno excelente e tem grande chance de no próximo ano está, novamente, em Natal.


Festuern
A uern está realizando a V edição do Festuern (Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), no período de 10/10 a 20/10 com a entrega de troféus e certificados as escolas participantes. No dia 15/10 às 19:00 foi a vez da CIATEC (Companhia de Arte, Teatro e Cultura) da Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira do Distrito de Melancias - Apodi/RN, que apresentou a peça "Não se respeita como antigamente", onde mostra que os valores morais já estão sendo esquecidos pela sociedade atual, foi uma aula de uma maneira engraçada e que arrancou aplausos da platéia. Para todos do grupo foi um momento histórico, apresentar num teatro magnífico, como o Dix-Huit, é fantástico. Na realidade é o sonho de qualquer ator da região. Vocês diretores e professores de escolas públicas faça um incentivo e leve seus alunos.



Viagem
Os alunos da 2º e 3º séries do ensino médio da Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira (Melancias), no dia 04/10/2007 foram a TV cabugi. O projeto é da professor Mônica Freitas que tem por título "Linguagem Publicitária". A galera seguiu o seguinte roteiro: Tv Cabugi, Midway Shopping, almoço Sesc, passagem no Morro do Careca e terminando no Forte dos Reis Magos. Foi uma viagem muito interessante, em que várias escolas estão realizando. Sabemos que o aluno também tem uma boa aprendizagem na prática.


Parabéns Giva
Parabéns professor Givanilson Caetano por ter sido aprovado no vestibular da UFRN, curso de Física ocupando o 3º lugar. Parabéns a Juvanci Gomes Filho, Francisco Roberto Carlos Morais (Abel Contador) ambos em Física e Ana Chelly Soares Santiago em Matemática.

Soletrando
Hoje pela manhã foi realizada a etapa do soletrando da Escola Professora Lourdes Mota. Participaram 14 alunos, depois de uma rodada de palavras classificaram 7 e na segunda rodada saiu o vencedor "Raimundo Jovino de Oliveira Neto", aluno do 8º A do turno matutino. O mesmo irá representar a Escola na regional do RN, onde sairá o representante do estado para o Caldeirão do Huck.

Parabéns aprovados
Com um pouco de atraso, mas parabenizar a aluna Márcia Ligiane de Sousa Paiva (Ex-aluna da Escola Sebasitão Gomes-Melancias) por ter conseguido sua aprovação no vestibular da Uern LETRAS L. PORTUGUESA - 2º semestre - Mossoró. E também a Francisca Magnólia Régis de Meneses (Ex-aluna da Escola Sebasitão Gomes-Melancias) por ter sido aprovada no Exame de Seleção do Cefet em Técnico em Edificações.

Parabéns
Parabéns ao competente professor Laércio Carlos - Geografia (Escola Municipal Professora Lourdes Mota) que foi aprovado para participar de uma especialização, a pena é que ficará conosco até sexta dia 10/08.

Resultado da Ufersa
Parabéns a todos os alunos aprovados no vestibular da Ufersa 2007.2, mostrando que a determinação, o esforço e a vontade de vencer está acima de tudo, basta que lute para conseguir o seu objetivo.
Kelly Regina Morais Ponciano ex-Pequeno Príncipe (Ufersa - Agronomia 2007.2)


Quadrilha "Arraiá do Bastião"

O "Arraiá do Bastião", da Escola Sebastião Gomes de Oliveira, vem desempenhando um ótimo trabalho nas apresentações, sempre dando um show de coreografia. Tem como coordenador o professor João Dehon (Matemática e Artes) e conta com a colaboração da escola e de toda a comunidade de Melancias.




Tocha do Pan
O Apodi estará participando da corrida da tocha em Natal. Estou falando de Irma Feitosa que foi escolhida em um concurso pela internet. Quando a tocha passar pela capital potiguar, nessa quinta-feira, será um trajeto de aproximadamente 29 quilômetros e a nossa representante terá a responsabilidade do comando em pelo menos 400 metros. Valeu garota.

Festuern
A Escola Sebastião Gomes de Oliveira (Melancias) foi classificada para participar do Festuern 2007, com a peça "Não se respeita como antigamente", criada por alunos da própria escola, mostrando que o talento está dentro de cada um.


Meio Ambiente


O competente professor Carlos José (Geografia) da Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira (Melancias) está realizando o Projeto de Arborização "Nova Flora". São os alunos da turma do 2ª série do Ensino Médio que estão fazendo o plantio na comunidade.


Aprovados - Uern 2007
Parabéns a todos os alunos aprovados no vestibular da Uern 2007, com muito esforço e dedicação mostraram a qualidade do ensino da nossa cidade.Para aqueles que não acreditam no potencial dos nossos alunos e na capacidade dos professores foi dada a resposta.

Ex alunos
Escola Municipal Lourdes Mota
ALINE PINTO REINALDO - Letras (Apodi) e Administração Prouni (Fac. Cat. Santa Teresinha-Caicó)
EMANOEL EDSON DE LIMA COSTA - Matemática (Mossoró)
FRANCISCO GERSON GAMA DE OLIVEIRA - Letras Língua Inglesa (Mossoró)
ISRAELLY VIANA DE SENA - Ciências Biológicas (Mossoró)
JULIANA KERCIA DE OLIVEIRA SOUZA - Pedagogia (Caraúbas)
LUIZA HELENA PRAXEDES FERNANDES - Letras (Apodi)
NISAQUE EMANUELL TORRES TAVARES - História (Mossoró)
THALYA CRISTINA CARLOS DO NASCIMENTO - Pedagogia (Caraúbas)

Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira (Melancias)
FRANCISCO LEANDRO GOMES DE MENEZES - Direito (Mossoró)
JOAO PAULO MENEZES FERNANDES - História (Mossoró)
JOSE GIVANILDO DE MORAIS PINHEIRO - Matemática (Mossoró)
MARIA DJENANE FERREIRA - Matemática (Mossoró)
MARIA NILCILENE FREIRE BATISTA - Pedagogia (Mossoró)
VANUSA MARIA GOMES DE OLIVEIRA MENEZES - Serviço Social (Educon - Apodi)PATRÍCIO GOMES DE OLIVEIRA - Serviço Social (Educon - Apodi)

Colégio Luz Pequeno Príncipe
BRUNO JEFERSON L A SILVEIRA OLIVEIRA - Direito (Mossoró) e Ciência da Computação UFERSA
TAIARA ITALA DA SILVEIRA PINTO - Pedagogia (Mossoró)

Outros aprovados:
DIEGO ARMANDO MARADONA S. DE OLIVEIRA - Medicina (Mossoró)
DANIELA CINTIA MAIA - Matemática (Mossoró)
VANÚBIA GOMES DE OLIVEIRA COSTA - Serviço Social (Educon - Apodi)

CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS
Parabéns as duas alunas que tiveram suas redações escolhidas para representar a escola Lourdes Mota no Concurso Internacional de Redação de Cartas organizado, no Brasil, Pelo Ministério das Telecomuniações e pelos Correios. Participaram alunos dos turnos matutino e vespertino e apenas duas redações foram escolhidas. São as alunas:
ALINE CRISTINA JACINTO DE FREITAS - 14 anos - 9° Ano "A" (Matutino)
ANA CRISTINA DOS SANTOS OLIVEIRA - 13 anos - 8° Ano "A" (Matutino)


Colação de grau
Turma Elequicina Maria dos Santos


No dia 27/01/2007 melancias teve uma tremenda festa, foi a colação de grau dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que contou com a participação dos pais, autoridades e convidados, foi uma comemoração pra ninguém botar defeito, já que era a segunda turma a colar grau e a primeira que teve a ousadia de presentear a comunidade.

22 de dezembro de 2007

Mensagem Natalina

Aqueles que são ou foram meus alunos sabem que sempre dei uma mensagem ao final de cada ano, as vezes minha, as vezes de outro autor, mas sempre com a intenção de fazer uma análise na nossa vida e este ano escrevi e mando a todos mais uma mensagem, na esperança de que leiam e reflitam, valeu a todos.

Mensagem Natalina

Mais um ano está passando e devemos fazer uma avaliação de como comportamos nestes longos 12 meses, será que realmente tivemos preocupações com os nossos colegas, os nossos alunos, enfim com todos que vivem nesta sociedade de puro egoísmo. Onde parte busca satisfazer os seus desejos, sem se preocupar com os outros.
Uma sociedade em que a corrupção, a droga, a prostituição, a violência são pontos que tem destaques na vida de muitos. Onde Deus está um pouco distante, deixado de lado e que os valores morais já não são usados como antigamente. É preciso abrir os olhos e ver que o amor, a paz, a honestidade, a sinceridade, o respeito e a dignidade são princípios que devem prevalecer para uma sociedade mais igualitária e mais fraterna, em que as pessoas sejam participativas e compreendam os outros.
Vamos fazer uma análise se realmente é vantajoso se preocuparmos somente conosco, sem ver que vivemos num mundo onde todos precisam de todos. Que temos a oportunidade de abrir uma porta para alguém ser feliz e não fazemos isto, que temos a chance de fazer alguém vencedor, mas achamos que não devemos dar esta oportunidade.
Nós que fazemos parte da educação e como mola de uma sociedade de tantas injustiças, devemos pensar no nosso aluno como parte de um presente brilhante e de um futuro promissor, que a nossa colaboração é importante para fazer um caminho que leve ao lugar chave para um mundo do profissionalismo.
Vamos analisar que Deus é a luz que nos guia e faz a nossa máquina funcionar, que faz o mundo caminhar, que faz surgir descobertas quase impossíveis. São muitas coisas que o nosso Deus faz e, muitas vezes, não observamos isto. Veja o quanto é maravilhoso a paz, então dê uma força aqueles que precisam, dê carinho aqueles que buscam, dê amor àqueles que não tem e dê oportunidade aqueles que têm talento, mas não um espaço.
Que no Natal a gente veja o ser humano como nosso semelhante e faça uma sociedade mais justa.
São os votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

João Dehon de Sousa
Apodi, 12 de Dezembro de 07
Quarta-Feira 17:06:00h

Passeio

Hoje (22/12) foi realizado o passeio da Escola Lourdes Mota para o Olho d'Água do Milho. Participaram os alunos Feras da Matemática (Matutino e Vespertino), Feras de Português (Vespertino), Equipe vencedora da Gincana de Leitura (Matutino e vespertino), Alunos do 9º (Matutino e Vespertino) e também o aluno Raimundo Jovino (Representante da escola no soletrando) e pedi desculpa por ter esquecido de convidá-lo e as vezes lembrar na hora fica constragedor, mas valeu garota.
Participaram também o professor - João Dehon e as professoras - Antonia Íris, Maria Inês e Rokatia Kleânia. Diante mão agradecer a Ribamar e Joelina (Diretor e Vice), a secretária Salete Nogueira por ter cedido o ônibus e também ao motorista Nêgo.
Passeios como este, tem que ser realizados, por que é muito cansativo conviver um ano inteiro e não ter um reconhecimento pelo desempenho do aluno, que outros possam vir.
Lembrando que o ano passado os Feras da Matemática (Lourdes Mota - matutino e Sebastião Gomes -Melancias) e o 9º (Lourdes Mota - matutino) foram para o Sesc em Mossoró.

Também hoje, os alunos do ensino fundamental menor e os Feras da Matemática da Escola Sebastião Gomes foram pra o Olho d'Água do Milho. Valeu as pessoas que acompanharam os alunos: Marluce (Vice-Diretora), Eliane, Edivones, Conceição e voluntários.

19 de dezembro de 2007

Aula da Saudade

No dia 14/12 foi realizada a aula da saudade do 3º, onde relembramos bons e ruins momentos e também um momento de reflexão, brincadeiras e acima de tudo a despedida de sala, mas não da vida. Claro que continuaremos incentivando para que continuem estudando e vença na vida com dignidade e respeito.

Premiação II

Na quinta (13/12/2007) foi realizada a premiação do "Fera da Matemática" da Escola Sebastião Gomes de Oliveira (Melancias) com a participação da direção, professores, pessoal da limpeza, alunos e Pais. Foi um momento de mostrar o trabalho da escola. Além da premiação do Fera, foram premiadas as equipes vencedoras da gincana da escola (1º e 2º lugares), também foi premiado o melhor aluno geal do ensino fundamental (Francisco Rafael 9º U) e do ensino médio (Anânkia Ricarte 3º). Abaixo a classificação dos Feras:

6º U
1º - Karízia Gabriela - 8,80
2º - Maria Karoline - 8,43

7º U
1º - Jézica Thainara - 8,10

8º U
1º - Maxsuel Fernandes - 8,75
2º - Marcos Santos - 8,38

9º U
1º - Francisco Rafael - 10,00
2º - Mayk Henrique - 9,75

1º U
1º - Maria Alcilene - 9,38
2º - Daiane da Silva - 9,25


1º - Érica Noronha - 10,00
1º - Maria Rosaline - 10,00
2º - Francisca Jacilene - 9,88


1º - Anânkia de Oliveira - 9,88
2º - Antonia Elissandra - 9,50

Houve um empate em todos os critério para a escolha do fera geral e portanto tivemos: Érica Noronha, Francisco Rafael e Maria Rosaline.
Lembrando que os alunos escolhidos como os melhores, tanto no ensino fundamental e médio, receberam uma coleção de livros cada.

12 de dezembro de 2007

Premiação I

Hoje foi realizada a premiação do "Fera da Matemática" do turno matutino da Escola Lourdes Mota, com a participação da direção, professores, pessoal da limpeza, alunos, Pais e a Secretária de Educação. Foi um momento de mostrar o trabalho da escola com que além da escolha do Fera tem a Gincana de Leitura, Gincana do turno e também o professor Laércio fez a entrega dos certificados dos alunos que se destacaram na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Abaixo a classifição dos feras:

6º A
1º - Francisca Vanúbia - 9,50
2º - Katarina Raissa - 9,13
6º B
1º - Francimar Maik - 9,63
2º - Luis Gustavo - 9,50
7º A
1º - Raphael Wesley - 8,88
2º - Tasyely Daylhany - 8,88
7º B
1º - Francisco de Assis - 9,13
2º - Ana Cláudia - 8,00
8º A
1º - Jafferson Luan - 9,88
2º - Mayara Gama - 9,38
2º - Tatiane Wigna - 9,38
9º A
1º - Ana Paula da Costa - 9,88
2º - Aline Cristina - 9,63
O fera geral foi a aluna Ana Paula da Costa que também foi escolhida a melhor do turno matutino recebendo uma coleção de livros.

Gincana Lourdes Mota

No dia 10/12 foi realizada a etapa final da gincana da escola Lourdes Mota do turno matutino, com uma disputa entre as equipes "Tapajós" e "Tupinambá". Sendo a equipe vencedora (Tapajós) com uma diferença de 10 pontos. Foram realizadas 4 etapas contribuindo para o desempenho dos alunos dentro de sala, isto é muito importante. Abaixo está a classificação geral.

Tapajós (Cor preta - 7º A) = 443
Tupinambá (Cor vermelha - 8º A) = 433
Caiapós (Cor verde - 9º A) = 348
Tapuias (Cor amarela - 7º B) = 236
Tupi-Guarani (Cor branca - 6º B) = 229
Yanomamis (Cor azul - 6º A) = 201

Depois falaremos da premiação que foi entregue hoje (12/12).

6 de dezembro de 2007

Aprovados UFRN

A UFRN divulgou o resultado da 1ª fase do vestibular 2008 e o blog parabeniza aos alunos que com determinação conseguiram subir um degrau, lembrando que ainda falta a 2ª fase. Anânkia de Oliveira Ricarte - Fisioterapia (F) (MT) /(Escola Sebastião Gomes - Melancias), Antonia Elissandra Freire de Souza - Psicologia (F) (MT) /(Escola Sebastião Gomes - Melancias), Reginaldo Erisson Menezes de Carvalho - Engenharia Mecânica (F) (MTN) /(ex-aluno da Escola Sebastião Gomes - Melancias), Herison Franklin Viana de Oliveira -Medicina (F) (MTN) / (meu ex-aluno do Pequeno Príncipe) e Leandro Vinicius Fernandes de Morais - Farmácia (F) (MT) /(meu ex-aluno do Pequeno Príncipe)

Parabéns também ao grande Vimael Jefferson de Oliveira Holanda - Engenharia Química (F) (MTN)

Elissandra Freire


Anânkia de Oliveira

Gincana Melancias



Domingo (02/12/2007) Foi realizada a última etapa da gincana de Melancias, na casa do pai da professora Cleciana. Foi um dia de lazer e diversão para todos e também uma disputa acirrada entre a equipe IPÊ (2º ano) e FIGUEIRA (3º ano), tendo uma peuqena diferença a favor da equipe IPÊ;
Vamos a classificação final:
1º lugar: Ipê - 2º ano = 112 + 77 = 189
2º lugar: Figueira - 3º ano = 97 + 87 = 184
3º lugar: Limoeiro - 1º ano = 102 + 54 = 156
4º lugar: Jurema - 9º ano = 74 + 79 = 153
5º lugar: Juazeiro - 7º ano = 79 + 62 = 141
6º lugar: Bananeira - 6º ano = 65 + 67 = 132
7º lugar: Pau-Brasil - 8º ano = 49 + 56 = 105