27 de outubro de 2008

ALUNO DA ESCOLA LOURDES MOTA É 1º LUGAR NA OBF


Apesar da falta de recursos e de apoio do poder público, algumas escolas de Apodi conseguem se sobressair mostrando um bom trabalho. É o caso da Escola Municipal Profª Lourdes Mota que vem sempre driblando as dificuldades e se destacando, através de seus alunos, em concursos, olimpíadas e outras competições educativas.
A escola é a única de Apodi a levar por dois anos consecutivos representantes a seletiva estadual do Soletrando. Também tem seus alunos geralmente entre os primeiros colocados na Olimpíada de Matemática. É uma das escolas apodienses que mais aprova alunos nas seleções para o CEFET e ainda é a que apresenta o melhor índice do IDEB no município.
E para aumentar esse leque de vitórias, a escola acaba de conquistar mais uma importante vitória. O aluno do 9º ano A do turno matutino, Jackson Emmanuel de Lucena Sousa, se classificou em primeiro lugar para a 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Vale salientar que Jackson foi o único aluno de escola pública do Rio Grande do Norte a se classificar para a 3ª etapa da OBF, cuja prova será realizada no dia 01/11 na UFRN . Está de parabéns esse jovem estudante pelo seu excelente desempenho nessa olimpíada.
Mas não tenho dúvidas de que este ótimo resultado é fruto também do maravilhoso e incansável trabalho realizado pela Professora de Ciências, Elisângela Tôrres, juntamente com os demais professores do turno matutino: João Dehon, Gessione Morais, Elmo Alves , Laércio Carlos e Maria Inês. Estes colegas são para mim exemplos de competência, dedicação e compromisso com a educação. A todos os meus parabéns!

24 de outubro de 2008

Parabéns


O aluno Jackson Emmanuel de Lucena Sousa do 9º A do turno matutino da Escola Lourdes Mota se classificou para a 3ª fase da OBF (Olimpíada Brasileira de Física). A prova será realizada no dia 01/11 na UFRN, foi uma ótima conquista sendo o aluno a obter a maior pontuação nas duas fase e o mais importante é um aluno de escola pública. A competente professora de Ciências (Elisângela Torres) é a responsável por este brilhante trabalho nesta Olimpíada.









Parabenizar aos alunos que conseguiram medalhas nos jern's:


Francisco Rafael Florencio de Lima da Escola Sebastião Gomes (Melancias) que conquistou a medalha de bronze em Natal nos Jern's na modalidade juvenil masculino na capoeira na categoria peso pena, mostrando que Apodi tem muito talento faltando mais apoio para crescer na vida.








VESTIBULAR DA UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizará de 27 de outubro a 9 de novembro de 2008 as inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado – PSV 2009.
Serão oferecidas 2.220 vagas em 31 cursos de graduação com 71 habilitações nos campi universitários de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu e Natal, e nos núcleos avançados de ensino em Caraúbas, Areia Branca, Apodi, Macau, João Câmara, São Miguel, Alexandria, Umarizal, Touros e Caicó.

INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser efetuadas de forma presencial exclusivamente pelos candidatos do Sistema de Cotas (50% das vagas são destinadas a alunos de escolas públicas). Os demais deverão se inscrever via Internet.
A inscrição via Internet só será admitida no endereço eletrônico www.uern.br, link COMPERVE, no período compreendido entre às 9h do dia 27 de outubro e às 23h59 do dia 9 de novembro (horário local).
A inscrição presencial (para candidatos cotistas) deverá ser efetuada no horário das 8h às 17h (horário local), no período de 27 a 31 de outubro de 2008, no Campus Central e nos Campi Avançados.

TAXA DE INSCRIÇÃO
O valor da taxa da inscrição é de R$ 100,00 (cem reais). Têm direito à inscrição gratuita os Candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública do Rio Grande do Norte e o concluído de 2006 a 2008 ou que tenham cursado e concluído todo o Ensino Médio em escola privada do Rio Grande do Norte, no período de 2006 a 2008, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa nas três séries tenha sido igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do valor da mensalidade escolar.
Também têm direito a isenção total da taxa de inscrição os candidatos doadores de sangue, que tenham efetuado, no mínimo, três (três) doações sanguíneas convencionais para Instituições Públicas, vinculadas à Rede Hospitalar Estadual, no período de doze meses anteriores à data de publicação do Edital do PSV/2009 (de 27 de setembro de 2007 a 26 de setembro de 2008).

OBRAS RECOMENDADAS
Os livros/autores indicados para a prova de Língua Portuguesa são:
O Ateneu – Romance escrito por Raul Pompéia·
Crônicas 6 – Da coleção para gostar de ler 7·
Viagem – Poesia de Cecília Meireles·
O Recado do Morro – Novela de Guimarães Rosa·
Dez Cordéis num Cordel Só – Poesia popular de Antônio Francisco (Literatura Potiguar).

22 de outubro de 2008

Missão Impossível

Missão Impossível

Um grupo de garotas em férias foi a um hotel 5 estrelas do tipo "apenas para mulheres".Como elas estavam sem seus namorados decidiram entrar.
O recepcionista, um rapaz muito atraente, explicou como funcionava...
- Nós temos 5 andares... subam pela escada um por um e quando vocês encontrarem o que desejam podem ficar. É fácil decidir, já que em cada andar há uma placa dizendo o que vocês irão encontrar'.
As garotas subiram para o primeiro andar onde uma placa dizia:"TODOS OS HOMENS QUE ESTÃO AQUI SÃO PÉSSIMOS AMANTES, PORÉM SÃO SENSÍVEIS E GENTIS COM AS MULHERES".
As garotas riram e prontamente dirigiram-se ao próximo andar...A placa do Segundo andar dizia:
"TODOS OS HOMENS AQUI SÃO ÓTIMOS AMANTES, PORÉM GERALMENTE TRATAM MUITO MAL AS MULHERES"
- 'Assim não serve!'Foram então para o terceiro andar e a placa dizia:
"TODOS OS HOMENS AQUI SÃO ÓTIMOS AMANTES E TAMBÉM SENSÍVEIS PARA COM AS NECESSIDADES DAS MULHERES"
Esse parecia bom, mas ainda havia mais dois andares para investigar...Então elas foram ao quarto andar. A placa anunciava o paraíso:
"TODOS OS HOMENS AQUI TEM CORPOS PERFEITOS; SÃO SENSÍVEIS, GENTIS E ATENCIOSOS COM AS MULHERES; SÃO AMANTES PERFEITOS; SÃO TAMBÉM SOLTEIROS, RICOS E MACHOS";Todas as garotas ficaram satisfeitas, porém decidiram ver o que havia no último andar antes de decidir ficar no quarto. Quando chegaram ao quinto andar viram a placa que dizia:"NÃO HÁ HOMENS AQUI! ESSE ANDAR FOI CONSTRUÍDO APENAS PARA PROVAR QUE NÃO HÁ COMO SATISFAZER UMA MULHER!!!"

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento
Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair dele e está se enxugando. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender a porta a mulher desiste se enrola na toalha e desce as escadas. Quando ela abre a porta, vê o vizinho Bob em pé na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Bob diz:
- Eu lhe dou 1000 reais se você deixar cair esta toalha.
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Bob então entrega a ela os 1000 reais prometidos e vai embora. Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e volta para o quarto. Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro
- Quem era?
- Era o Bob, o vizinho da casa ao lado - diz ela.
- Ótimo! Ele lhe deu os 1000 reais que ele estava me devendo?
Moral da história: Se você compartilha informações a tempo você pode prevenir exposições desnecessárias!!!

Você trabalha bastante?

Você trabalha bastante?

Parem de reclamar...
Dêem uma olhadinha nisto rapaz, que pressa é essa?!
- Vou trabalhar já estou atrasado!
- Trabalhar? Não me diga que ainda existe esta asneira?
- Claro que existe! E você, não trabalha?
- Nem eu e nem você...
- Calma lá! Eu trabalho.
- Então, vamos ver. Quantas horas você trabalha por dia?
- Oito horas.
- E quantas horas têm o dia?
- Vinte e quatro horas, é lógico.
- Muito bem. O ano tem 365 dias de 24 horas. Se você trabalha um terço do dia, então 1/3 de 365 dias é 121. É o que você trabalha.
- São 52 domingos
- 121 menos 52 são 69. Assim, você só trabalha 69 dias no ano.
- É! É isso mesmo!
- Quantos dias de férias você tem?
- 30 dias.
- 69 menos 30 são 39. Portanto, você trabalha 39 dias por ano!
- ????????
- Contando o Natal, Ano-Novo, Sexta-Feira Santa, Aniversário da Cidade e outros babilaques mais, nós temos 12 dias de festas onde não se trabalha. Agora veja bem, 39 menos 12 são 27. Você só trabalha 27 dias por ano!
- ????????
- Sábado você trabalha meio-expediente. Meio dia em um ano são 26 dias certo?
- Exato.
- 27 menos 26 é igual a um. Você só trabalha um dia por ano!
- Que diabo! Mas...de qualquer maneira trabalho um dia por ano, ainda bem!
- Aí é que você se engana. Esse dia é o Primeiro de Maio, DIA DOTRABALHO, e ninguém trabalha, inclusive você! Gostou?!

20 de outubro de 2008

Gabarito da 2ª Avaliação Procefet 2009

Gabarito da 2ª Avaliação
Dia 19/10/2008


Português== Matemática
01 D== 21 D
02 C== 22 C
03 B== 23 C
04 C== 24 C
05 C== 25 B
06 D== 26 B
07 D== 27 D
08 A== 28 A
09 B== 29 C
10 C== 30 D
11 A== 31 C
12 B== 32 C
13 A== 33 A
14 A== 34 D
15 D== 35 C
16 C== 36 C
17 A== 37 C
18 D== 38 A
19 A== 39 B
20 B== 40 B

18 de outubro de 2008

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP divulga classificados para a 2ª Fase = OBMEP 2009

As provas da 2ª Fase serão realizadas em 08 de novembro (sábado) às 14:30 horas, horário de Brasília, em cerca de 7.500 mil Centros de Aplicação distribuídos por todo o país. Local de aplicação da prova em Apodi:
Centro de Aplicação: EE PROF ANTONIO DANTAS ENS 1 E 2 GR
Endereço:RUA JOAQUIM TEIXEIRA DE MOURA, S/N, PRÉDIO, CENTRO, - APODI, RN

Alunos classificados:
Escola Lourdes Mota

Nível 1

Código===============Nome do Aluno
RN24005304100892==DANIELY KADIDJAMA DE SOUSA
RN24005304100235==FRANCIMAR MAIK DA SILVA MORAIS
RN24005304100946==FRANCISCO F DE M PEREIRA
RN24005304100867==FRANCISCO HEBERT MOTA
RN24005304100314==JAMILY BEATRIZ LIMA DA COSTA
RN24005304100612==JOCALISON MIRANDA DE MEDEIROS
RN24005304100752==KLISTNY ROBSON DE LIMA COSTA
RN24005304100624==MICHAEL DOUGLAS DA COSTA SALES
RN24005304100594==PAULO HENRIQUE M MAGALHAES

Todos os alunos acima farão a prova na "Sala 01"

Nível 2

Código===============Nome do Aluno
RN24005304200370==ALLYNE LUZYA CARVALHO OLIVEIRA
RN24005304200849==BRENA KELIA ALVES
RN24005304200540==FRANCISCA CARLA DA C OLIVEIRA
RN24005304200205==JACKSON EMMANUEL DE L SOUSA
RN24005304200450==KATHERINE LAUCIENE C OLIVEIRA
RN24005304200102==PAULO RICARDO DE O ALVES
RN24005304200291==RAIMUNDO JOVINO DE NETO

Os alunos acima que são do 2º nível farão a prova na "Sala 02"

Escola Sebastião Gomes (Melancias)

Nível 1

Código===============Nome do Aluno
RN24004308100024==CAMILA ALISSIANNY P PINTO
RN24004308100190==DAYANE VALERIA DE SOUSA RODRIGUES
RN24004308100383==LUILMA CLEINEIDE DE CARVALHO

Os alunos acima que são do 1º nível farão a prova na "Sala 01"

Nível 2

Código===============Nome do Aluno
RN24004308200213==FRANCISCA ROSALIA OLIVEIRA SILVA
RN24004308200330==MARCO ANTONIO REGIS SILVA
RN24004308200316==MARILIA GABRIELLE GOMES DE L

Os alunos acima que são do 2º nível farão a prova na "Sala 02"

Nível 3

Código===============Nome do Aluno
RN24004308300037==CAIO CEZAR GOMES PINTO DE OLIVEIRA
RN24004308300128==JEANE DA COSTA CARVALHO
RN24004308300098==MARJA ALCILENE GOMES DE MENEZES
RN24004308300335==MAYK HENRIQUE G DE OLIVEIRA

Os alunos acima que são do 3º nível farão a prova na "Sala 03"

Boa Sorte a todos.

15 de outubro de 2008

Parabéns professores

Parabéns a todos os professores que neste dia estão comemorando mais um dia, sabendo que é uma profissão árdua mas gratificante, já que muitos profissionais passaram pelas mãos destes mestres que não medem esforços para despertar o interesse no alunado.

HOMENAGEM AO PROFESSOR

As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades!!!
(autor desconhecido)
AO MESTRE , COM CARINHO!

Mestre,
É aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria.
Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida.
Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade.Não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo.
Mestre é você, meu professor amigo que me compreende, me estimula, me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura.
Eu serei sempre um seu discípulo na escola da vida.
Obrigado, professor!
(N.Maccari)
Deus existe! E o bem e mal?
Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:
- Deus fez tudo que existe?
Um estudante respondeu corajosamente:
- Sim, fez !
-Deus fez tudo, mesmo?
-Sim, professor - respondeu o jovem.
O professor replicou:
-Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o Mal, pois o Mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é o Mal.
O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
Outro estudante levantou sua mão e disse:
-Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
-Sem dúvida - respondeu-lhe o professor
O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio? O rapaz respondeu:
-Na verdade, professor, o frio não existe.Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.
-E a escuridão, existe? - continuou o estudante.
O professor respondeu:
- Mas é claro que sim.
O estudante respondeu:
-Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é, na verdade, a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
-Diga, professor, o Mal existe?
Ele respondeu:
-Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o Mal. Então o estudante respondeu:
-O Mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O Mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o Mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O Mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor ou a escuridão que acontece quando não há luz.
Colaboração: Carmen - Coopagrícola - PR
O professor sempre está errado

Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".

É, o professor está sempre errado mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

Vamos cuidar do Brasil

Ontem (14/10/08) foi realizada a escolha do cartaz e do delegado do turno matutino da Escola Municipal Professora Lourdes Mota para a Conferência do Meio Ambiente que tem como coordenadores, na escolam o competente professor Laércio Carlos e a competente supervisora Albaniza.



Cartaz do 9º A ============== Antonio Carlos (Delegado - 7º A)

Também será escolhido o cartaz e o representante do turno vespertino e depois, entre o matutino e vespertino, será escolhido o representante da escola. Boa Sorte aos concorrentes.

9 de outubro de 2008

Votos por seção dos candidatos a prefeito

Os votos de cada candidato por seção.
S===G===F
1===161===162
2===187===149
3===159===168
4===181===152
5===200===139
6===167===159
7===171===160
8===181===146
9===139===144
10==149===145
11==155===146
12==155===141
13==147===147
14==148===151
15==155===153
16==154===151
17==160===142
18==150===153
19==150===156
20==161===147
21==158===151
22==163===150
23==172===140
24==144===160
25==159===136
26==161===165
27==157===148
28==185===158
29==161===156
30==161===148
31==149===162
32==166===158
33==171===170
34==157===149
35==146===159
36==150===171
37==159===145
38==158===149
39==146===123
40==157===121
41==142===121
42==152===117
43==131===131
44==142===133
45==149===114
46==137===128
93==148===148
94==147===141
95==154===131
96==144===139
97==146===140
98==146===151
99==159===137
100=142===127
113=129===139
116=134===149
119=143===140
122=152===140
123=173===101
124=134===135
125=154===141
126=134===141
127=145===119
128=132===148
129=113===175
131=128===138
132=135===165
133=148===156
134=155===146
142=176===136
143=153===130
144=123===183
145=154===158
146=150===143

Total Goreti = 11314
Total Flaviano = 10771

Como são eleitos os vereadores

Já sabemos quais os vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Apodi a partir de 2009, mas ficamos com a dúvida de como eles são eleitos, ou melhor, de como a justiça faz para saber quais os eleitos. Ficamos perguntando como pode um candidato tirar mais voto do que outro e não entrar na vaga, como foi o caso de "Junior Souza" que foi o 8º com a votação de 851 votos e perdeu a vaga enquanto "Ângelo e Chico de Marinete" com 847 e 830 votos respectivamentes conseguiram sair vitoriosos. Para explicar a fórmula a matemática entre nesta questão.

Quociente Eleitoral
O quociente eleitoral define os partidos e/ou coligações que têm direito a ocupar as vagas em disputa nas eleições proporcionais, quais sejam: eleições para deputado federal, deputado estadual e vereador.
"Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior" (Código Eleitoral, art. 106).
"Nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias" (Lei n. 9.504/97, art. 5º).
Obs.: anteriormente à Lei n. 9.504/97, além dos votos nominais e dos votos de legenda, os votos em branco também eram computados no cálculo dos votos válidos.
Fórmula:
QE = Nº de Votos Válidos Apurados : Nº de lugares
Fazendo o cálculo com a cidade de Apodi:
Votos nominais: 20930
Votos de Legenda: 1606
Votos Válidos: 22536
QE = 22536 : 9 = 2504 ==== Para cada 2504 votos a coligação tem direito a uma vaga.
Coligação=========Votos nominais===Votos de legenda===Total de votos
PR/PTB/PDT/PV========6236========345============6581
PP/PMDB/DEM/PRB/PPS===6847=========728============7575
PC do B===============4179=========405===========4584
PHS/PT/PSB===========3668=========128===========3796
Quociente Partidário
O quociente partidário define o número inicial de vagas que caberá a cada partido ou coligação que tenham alcançado o quociente eleitoral.
"Determina-se para cada partido ou coligação o quociente partidário, dividindo-se pelo quociente eleitoral o número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação de legendas, desprezada a fração" (Código Eleitoral, art. 107).
"Estarão eleitos tantos candidatos registrados por um partido ou coligação quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido" (Código Eleitoral, art. 108).
Fórmula:
QP = número de votos válidos do partido ou coligação : quociente eleitoral
Logo as vagas ficam assim:
PR/PTB/PDT/PV===6581 : 2504 = 2,628194888 == Despreza a fração == 2 vagas
PP/PMDB/DEM/PRB/PPS===7575 : 2504 = 3,025159744 = Despreza a fração==3 vagas
PC do B===4584 : 2504 = 1,830670927 == Despreza a fração==1 vaga
PHS/PT/PSB===3796 : 2504 = 1,515974441==Despreza a fração==1 vaga
Foram preenchidas 7 vagas faltando ainda 2, que será calculada pela média, ou seja, pelo resto dos votos das coligações.
Cálculo da Média
É o método pelo qual ocorre a distribuição das vagas que não foram preenchidas pela aferição do quociente partidário dos partidos ou coligações. A verificação das médias é também denominada, vulgarmente, de distribuição das sobras de vagas.
"Os lugares não preenchidos com a aplicação dos quocientes partidários serão distribuídos mediante observância das seguintes regras (Código Eleitoral, art. 109):
I - dividir-se-á o número de votos válidos atribuídos a cada partido pelo número de lugares por ele obtido, mais um, cabendo ao partido que apresentar a maior média um dos lugares a preencher;
II - repetir-se-á a operação para a distribuição de cada um dos lugares.
§ 1º O preenchimento dos lugares com que cada partido for contemplado far-se-á segundo a ordem de votação recebida pelos seus candidatos.
§ 2º Só poderão concorrer à distribuição dos lugares os partidos e coligações que tiverem obtido quociente eleitoral. "
Fórmula:
Distribuição da 1ª vaga remanescente(1ª Média) = número de votos válidos do partido ou coligação : (quociente partidário + 1)
PR/PTB/PDT/PV===6581 : (2 + 1) = 2193,67
PP/PMDB/DEM/PRB/PPS===7575 : (3 + 1) = 1893,75
PC do B===4584 : (1 + 1) = 2292,00
PHS/PT/PSB===3796 : (1 + 1) = 1898,00
Como o PC do B obteve a maior média fica com mais uma vaga. Agora falta uma que será da seguinte forma:
Repetindo-se a operação para o preenchimento das demais vagas remanescentes
Distribuição das demais vagas remanescentes(Médias) = número de votos válidos do partido ou coligação : (quociente partidário + vagas pela média + 1)
PR/PTB/PDT/PV===6581 : (2 + 0 + 1) = 2193,67
PP/PMDB/DEM/PRB/PPS===7575 : (3 + 0 + 1) = 1893,75
PC do B===4584 : (1 + 1 + 1) = 1528,00
PHS/PT/PSB===3796 : (1 + 0 + 1) = 1898,00

Como o PR/PTB/PDT/PV obteve a maior média fica com mais uma vaga. Agora todas as vagas estão preenchidas.