10 de junho de 2013

Primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática acontece no sábado (15/06)

Devem participar mais de 200 mil estudantes.
A OBM seleciona estudantes para competições internacionais.


A prova da primeira fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) ocorre no próximo sábado (15/06). A expectativa para este ano é que participem mais de 200 mil estudantes do ensino fundamental e médio que realizaram a inscrição em cerca de quatro mil escolas da rede pública e privada de ensino em todo o país.

A aplicação da prova da primeira fase será realizada nas escolas inscritas e está dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. No nível um, participam os estudantes do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, no nível dois, os que cursam o oitavo e nono ano e no nível três os estudantes de qualquer série do ensino médio. Para os universitários existem duas etapas que coincidem com a aplicação da segunda e terceira fases da OBM dos níveis fundamental e médio.

Nesta primeira etapa os participantes deverão resolver de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas. A correção das provas será feita pelos professores das escolas participantes, seguindo o gabarito oficial publicado a partir da próxima terça-feira (18) na página da OBM. Serão classificados para a fase seguinte os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa.

A segunda fase ocorrerá em 21 de setembro, também nas escolas inscritas. Já a prova da fase final ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos resultados acontecerá em dezembro.

Premiação
Além das medalhas e certificados, os estudantes premiados na OBM são convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais de matemática, que reúnem os melhores estudantes de cada país na área.

Sobre a OBM
A competição, realizada desde 1979, visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).


Para mais informações sobre a competição, acesse: www.obm.org.br



Informações:
Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)
Tel: 21-25295077


-- 
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)
Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 
Estrada Dona Castorina, 110 Jd. Botânico, 
Rio de Janeiro - RJ, 22460-320, Brasil
Tel: 55-21-25295077 Fax:55-21-25295023
e-mail: obm@impa.br 
web site: www.obm.org.br 
 
Fonte: e-mail 

7 de junho de 2013

Escola promove dia do Meio Ambiente para conscientizar alunos e Comunidade.

Moradores da Comunidade e Pais de Alunos Recebendo Mudas de Plantas Nativas


A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada entre os dias 3 e 9 de junho.    O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972  com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar as populações  e governos para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.  O dia 5 de junho foi à data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente.   Foi no dia 5 de junho de 1972 em Estocolmo na Suécia, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, e por esse motivo o dia 5 de junho foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.    Este ano as escolas publicas e privadas se mobiliza com varias programações; plantios de arvores,musicas,danças,teatro etc. “ dentro da Semana Nacional da Ecologia e Meio Ambiente”, que acontece  entre os dias 3 e 9 de junho; a Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira realizou nesta quinta feira dia 6 de junho o dia da Ecologia e Meio Ambiente; com a seguinte programação: 16,00 horas plantio de arvores nativas na escola e comunidade com professores e alunos.
Moradores da Comunidade e Pais de Alunos Recebendo Mudas de Plantas Nativas
Alunos e Professores Plantando Arvores Nativa na Comunidade
Moradores da Comunidade e Pais de Alunos Recebendo Mudas de Plantas Nativa
Alunos e Professores Plantando Arvores Nativa na Comunidade
 

Moradores da Comunidade e Pais de Alunos Recebendo Mudas de Plantas Nativas



18,00 horas Cinema Ambiental com o filme “ Lixo extraordinário ou Efeito Reciclagem” com  Cléa Macedo  agrônoma e professora do IFRN Apodi.  19,00 horas Apresentação do “Programa de coleta Seletiva de lixo da escola e comunidade” Professor Genildo Secretario Adjunto de urbanismo.  Essa e outras ações realizadas nas escolas irão contribuir para a IV Conferencia Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente Escolar do 6ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental com o tema: “ Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.  Varia pessoas da comunidade de Melancias receberam mudas de  arvores nativas para plantar em suas residências e propriedades.

Realização 13ª Dired, Escola Sebastião Gomes em parceria com o IFRN e Secretaria de Urbanismo. 
Diretor Ismael Fazendo Abertura do Evento do Dia  do Meio Ambiente
 
Filme  Lixo extraordinário ou Efeito Reciclagem
Cléa Macedo  agrônoma e professora do IFRN Apodi.
 
Engenheiro Ambiental Genildo Souza. Coleta Seletiva de lixo na Escola e Comunidade
 
 
Fonte: http://eesgomes.blogspot.com.br/

6 de junho de 2013

4 de junho de 2013

Projeto Despertar na Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira


O projeto Despertar  ajuda a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da rede estadual ter uma formação empreendedora.     Desenvolver a educação empreendedora e capacitar os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas, preparando-os para o mundo do trabalho e proporcionando, estão ente as metas do Despertar.   O projeto é uma realização do Sebrae-RN em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação.   O programa oferece educação empresarial de qualidade para os nossos jovens, desperta neles habilidades empreendedoras.   O   projeto Despertar já atendeu, desde 2003, 21.000 jovens de 180 escolas públicas do estado. O projeto tem 96 horas distribuídas em aulas expositivas e dinâmicas de grupo.    O Projeto Despertar desenvolvido na Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira, sob a coordenação da professora Patrícia Lorena.





 
 




Fonte: http://eesgomes.blogspot.com.br/

Exposição Literária Potiguar – CULTURA DO RN

Exposição Literária  – CULTURA  DO  RN

RECITAL DE POESIAS, ENCENAÇÃO, GALERIA DE FOTOS E BIOGRAFIAS DA NOSSA LITERATURA. 28/05 ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA SEBASTIÃO GOMES - MELANCIAS.

 
 

Pesquisamos sobre os Começos Literários do RN e descobrimos: Fabião das Queimadas, Lourival Açucena, Segundo Wanderley, Nísia Floresta, Auta de Souza, Jorge Fernandes, Othoniel Menezes, Ferreira Itajubá e Luís da Câmara Cascudo.



Priscilla (6° ano) recitando a poesia: 
CAMINHO DO SERTÃO - Auta de Souza.
"Tão longe a casa! Nem sequer alcanço
Vê-la através da mata. Nos caminhos
A sombra desce; e, sem achar descanso,
Vamos nós dois, meu pobre irmão, sozinhos!

É noite já. Como em feliz remanso,
Dormem as aves nos pequenos ninhos...
Vamos mais devagar... de manso e manso,
Para não assustar os passarinhos."



 A nossa poetisa Oitocentista, Auta de Souza reunia suas amigas em Macaíba, para recitar poesias e tocar piano!



 
 O nosso Diretor, o Macaibense, Ismael Simão , abrindo a tarde com boas vindas e incentivo à leitura na nossa Escola!





Auta de Souza não era uma moça triste, apesar de sua breve existência, marcada por tragédias e pela tuberculose desde os 14 anos, que a fez parar de estudar. Tornou-se autodidata e dedicou-se a boa leitura na biblioteca particular do irmão, Henrique Castriciano. E, ainda promovia festas em sua casa, em Macaíba, na companhia das amigas.


O nobre Colega, Raimundo Torres Torres, deixando o seu recado





Guiomar Hermínia, aluna do 6° ano, arrasou na caracterização de Auta de Souza

poema: MEU SONHO - Auta de Souza.

"Ele, o meu sonho, farol que encanta,
Guia-me à pátria da salvação,
Sorriso ingênuo, relíquia santa,
Do relicário do coração!"
 
Fonte: http://eesgomes.blogspot.com.br/